
V ANTAGENS DO USO DE E PS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Construção mais rápida que a alvenaria convencional: Podendo ser feita 40% mais rápido que tradicionais, os blocos são produzidos a partir do resíduo da cadeia produtiva química e têxtil.
Economia de água: durante a construção chega a quase 60%.Sua utilização diminui em muito o uso de água e energia na construção. Para executar um metro quadrado de alvenaria, gasta-se muita água desde a fabricação das matérias-primas até a instalação, com uso de água para preparação da argamassa, limpeza, entre outros processos. Na fabricação do painel, a água não é utilizada e também não são necessários produtos auxiliares que dependem do líquido.
Baixo peso: reduzindo o custo das fundações com concreto e ferragens.
Baixa absorção de água: O EPS tem propriedade anti-mofo, que é proporcionada pela sua característica não higroscópica, ou seja, que não absorve água e não propicia a proliferação de bactérias ou fungos.
Isolamento térmico: Ao manter a temperatura interna por mais tempo, o consumo de energia elétrica é reduzido, por exemplo, devido ao menor uso do ar condicionado.
Isolamento acústico: painéis monolíticos de EPS são leves, proporcionam isolamento acústico, possuem alta resistência à vibração mecânica e a compressão.
Seguro contra incêndio: a composição desses produtos contém elementos que retardam a propagação das chamas, tornando-os auto extinguíveis. Como o derretimento ocorre em torno de 70°C, o EPS não produz resíduos que possam servir de combustível para a propagação do fogo e eventualmente dissolver. Portanto, não deve ser usado sozinho como elemento estrutural, mas sempre em conjunto com outros materiais, como malha de aço ou concreto. Normalmente, o EPS é usado apenas como um produto de preenchimento, como dentro de uma placa ou painel.
Baixo custo: Pelas suas propriedades, destacamos que o custo do EPS pode ser revertido em economia durante a obra, com redução de tempo de construção e de consumo de água. Após a sua conclusão, o consumo de eletricidade também é menor.
O EPS é 100% reciclável e praticamente todo o entulho que sobrar e cortes das placas de EPS podem ser reutilizados dentro da própria obra, cobrindo cantos ou corrigindo níveis.
Resistência contra impactos: As paredes de EPS podem ser até 30% mais fortes do que as paredes de tijolo. Os sistemas construtivos com painéis EPS podem ser utilizados em edifícios de até 5 andares. Eles podem ser usados em paredes e telhados inclinados, amplamente utilizados em edifícios residenciais, comerciais e industriais e habitações de massa, e são ainda resistentes a terremotos.
Reduz consumo de energia elétrica: Por manter a temperatura interna por mais tempo, o consumo de energia elétrica é menor, pelo menor uso de ar-condicionado, por exemplo.
Contribuição ambiental: pelo fato de não contaminar o solo, a água e o ar, além do material ser 100% reciclável e reaproveitável.
Alta durabilidade: principalmente quando conciliado com outras matérias-primas como plásticos, madeira ou concreto. “Por ser um plástico, o EPS tem uma vida útil bem ampla — já que na maior parte das vezes não é aplicado sozinho, mas em conjunto com outros materiais — ou seja, não fica exposto, e assim é capaz de alcançar uma durabilidade ainda maior.
Utilização do EPS para construção civil é muito extensa: podendo ser utilizado em Paredes; Arquibancadas; Pontes e viadutos. Pode ser utilizado para a construção de edificações comerciais e residenciais;
Facilidade de manuseio em obra: grande versatilidade e precisão.
Baixa condutividade térmica: que ajuda a diminuir o consumo de eletricidade (o EPS é o mesmo material utilizado nos recipientes que mantêm alimentos e bebidas gelados).




